Como o Business Intelligence pode ser bom para as empresas

Como o Business Intelligence pode ser bom para as empresas

Como o Business Intelligence pode ser bom para as empresas

O Business Intelligence pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões, mostrando os dados presentes e históricos no contexto do seu negócio. Os analistas podem usar o Business Intelligence para fornecer desempenho e referências competitivas, o que ajudará a empresa, a funcionar de forma mais suave e eficiente. Além disso, os analistas poderão reconhecer as tendências do mercado de forma mais eficiente, o que os ajudará a aumentar as vendas ou as receitas.

O Business Intelligence pode ajudar uma empresa a alcançar os seus objetivos, dando uma perspetiva abrangente de todos os dados que recolhe e ajudando as principais partes interessadas na tomada de decisões mais informadas, identificando critérios críticos baseados nas atividades dos concorrentes na indústria, rastreando métricas e recuperando pontos de dados específicos sobre a procura.

No aumento da indústria global, a gestão da cadeia de abastecimento é fundamental. Para se manter competitivo na indústria de gestão de cadeias de abastecimento, deve identificar as possíveis deficiências da sua organização e conceber estratégias para as superar. O Business Intelligence pode ajudá-lo a identificar possíveis perigos no seu negócio e permite que a administração tome medidas corretivas em tempo útil.

A cadeia de abastecimento é composta por vários componentes, incluindo gestão de operações, logística, aquisição e tecnologias da informação. Funciona de forma semelhante às rodas de um veículo. Se algum deles falhar, o veículo como um todo não pode mover-se. O Business Intelligence ajuda-o a gerir um negócio mais rentável coordenando cada componente com os outros. Pode ainda fornecer a estrutura e visualização necessárias dos dados contidos nos bancos de dados da sua empresa, de forma a obter informações sobre os seus padrões.

O Business Intelligence ajuda os decisores na monitorização das ineficiências internas e fornece-lhes uma perceção orientada baseada em métricas de que precisam, podendo assim, tomar as medidas necessárias para resolver as ineficiências. Como a gestão da cadeia de abastecimento compreende inúmeros departamentos, há falta de visibilidade e uma grande quantidade de dados espalhados por todos os departamentos.

Com o Business Intelligence podemos reunir todos os dados da empresa numa única plataforma, e pode percorrer o processo desde o envio de matérias-primas até à entrega dos seus produtos finais aos clientes e melhorar estrategicamente cada parte com dados abrangentes e específicos de cada fase de fabrico.

O mesmo Business Intelligence pode ser benéfico em vários aspetos do negócio.

Gestão do inventário e da procura

bConcepts StocksÉ essencial satisfazer as necessidades dos consumidores e gerir os inventários em resposta à mudança do comportamento dos clientes e das variações do mercado. No entanto, as margens de baixo lucro e as elevadas despesas da cadeia de abastecimento resultam de previsões de procura deficientes e de gestão de inventários. Muitas empresas estão a trabalhar arduamente para satisfazer as exigências do mercado, ao mesmo tempo que cumprem as metas de lucro, e o Business Intelligence torna-o mais acessível. Ao prever insights, o Business Intelligence fornece uma técnica eficaz para tornar a cadeia de fornecimento mais eficiente, melhorar a experiência do cliente, melhorar a gestão de inventário e otimizar as operações comerciais.

Gestão da Distribuição e Comunicação

A distribuição é mais do que meramente o transporte de mercadorias de um local para outro. Embalagem adequada, inventário, armazenagem e logística fazem parte dela. Supervisionar o transporte de artigos e comunicar os seus estatutos em tempo real com o pessoal adequado é um procedimento moroso.
No entanto, a distribuição e comunicação adequadas influenciam a sustentabilidade de uma organização. As empresas podem usar o Business Intelligence para monitorizar o estado das encomendas, bem como aumentar a satisfação do cliente com atualizações em tempo real. O Business Intelligence ajuda-o a rastrear despesas como custos de gasolina, como exemplo, identificar problemas de fornecedores e identificar novas perspetivas que resultem numa melhoria do lucro e do crescimento para a sua empresa.

O custo do excesso de stock ou falta de stock

Um gestor de armazém qualificado desenvolverá um sentido apurado das tendências do negócio. Os instintos, por outro lado, são subjetivos. É muito difícil detetar mudanças de padrões ou planos para oscilações sazonais sem dados detalhados e baseados em factos, especialmente dada a rapidez com que a indústria está a mudar. A sua empresa pode contar com relatórios trimestrais ou mensais, mas como confia em IT para personalizar e analisar estes relatórios, a informação dada é frequentemente obsoleta quando chega à sua secretária.

O Business Intelligence permite-lhe notar imediatamente e responder a alterações nas curvas de stock antes de causar uma situação de excesso ou de falta de stock. Uma nova marca de produto, por exemplo, pode rapidamente superar a marca anterior. Talvez um concorrente tenha aumentado os seus preços, e os consumidores estejam a afluir ao seu estabelecimento. Com o Business Intelligence , o seu gestor de inventário pode verificar o estado do seu inventário em quase tempo real e reabastecer imediatamente para satisfazer a procura do cliente.

Colaboração de Fornecedores

A integração de vários sistemas num só permite às organizações executar uma cadeia de abastecimento mais eficiente e bem-sucedida. O Business Intelligence permite-lhe ter acesso a todos os seus dados num local, juntamente com KPI’s cruciais. Com o Business Intelligence , consegue mais rapidamente novos produtos para o mercado, identificar áreas para melhorar, reduzir muito tempo e espaço de armazenamento desperdiçado, e aumentar a produtividade.

Previsão

O Business Intelligence ajuda as empresas na previsão de padrões e tendências atuais com base nos seus dados. Como resultado, evita-se o excesso de stock, uma vez que têm uma melhor compreensão da procura do mercado. Também permite que os gestores da cadeia de fornecimento sigam as encomendas em tempo real, e estima precisamente a entrega aos clientes, resultando num melhor atendimento ao cliente.

Poupe tempo e dinheiro

As despesas operacionais são um ponto significativo no orçamento que as empresas examinam frequentemente para ver onde podem poupar dinheiro. Rendas, benefícios do pessoal e serviços como internet e IT podem rapidamente se tornar num grande volume financeiro. São caros e necessários ao mesmo tempo. As grandes despesas são frequentemente causadas pelo resultado de operações manuais, que não só custa em termos de tempo, mas também têm uma probabilidade significativa de erros, que são incrivelmente dispendiosos.

Estas operações manuais consomem tempo útil aos trabalhadores, tempo esse que poderia ser aplicado mais estrategicamente de modo a ter um impacto maior na sua empresa. Usar a inteligência empresarial pode ajudá-lo a determinar quanto é que os seus procedimentos atuais estão a custar à sua empresa. Pode também analisar as despesas do seu back office, gestão de inventário, folha de pagamento e atendimento ao cliente.

O Business Intelligence pode mostrar quais os processos mais caros e ter impacto no seu salário. Finalmente, pode ajudá-lo a determinar quais as operações que estão intimamente relacionadas com a sua rentabilidade global e como isso afeta o seu negócio. A equipa de gestão executiva pode usar o Business Intelligence para recolher informações e com essas mesmas começar a reduzir as despesas operacionais e aumentar a eficiência.

João Barros

joao.barros@bconcepts.pt

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website